História
- Existem no mercado vários modelos de processadores, que apresentam preços e desempenho bem diferentes. Este tópico inicial se destina a estabelecer os diferenciais básicos que determinam a performance de um processador, a parte teórica que vai lhe ajudar a compreender a diferença entre os processadores que vamos examinar com detalhes mais adiante.Quando vamos comprar um processador, a primeira coisa que perguntamos é qual sua frequência de operação, medida em Megahertz (MHz) ou milhões de ciclos por segundo, frequência também chamada de clock. Acontece, que nem sempre um processador com uma velocidade de operação mais alta é mais rápido do que outro que opera a uma frequência um pouco mais baixa. A frequência de operação de um processador indica apenas quantos ciclos de processamentos são realizados por segundo, o que cada processador é capaz de fazer em cada ciclo já é outra história.
Evolução
- Desde o primeiro processador do mundo, o 4004 da Intel, lançado em 1971, os processadores evoluíram assustadoramente. Os processadores não foram apenas os componentes dos computadores que mais evoluíram, mas sim o dispositivo que evoluiu mais rápido em toda a história da humanidade. Não é à toa que o transístor foi considerado a invenção do século.O grande segredo para esta evolução vertiginosa pode ser contado em uma única palavra: miniaturização. Foi justamente a miniaturização dos transístores que permitiu criar o circuito integrado, em seguida o microchip e continuar permitindo criar processadores com cada vez mais transístores e operando a frequências cada vez mais altas.Para se ter uma ideia do quanto as técnicas de construção de processadores evoluíram, o 8088 possuía apenas 29,000 transístores, e operava a apenas 4.7 MHz, enquanto o Pentium 4 tem 35.000.000 de transístores e opera a até 1.5 GHz.
O primeiro transístor, criado no início da década de 50, foi feito a mão e media
quase 5 centímetros. Depois de algum tempo, passaram a construir transístores
usando silício e desenvolveram a litografia óptica, técnica utilizada até hoje,
que usa luz, máscaras e vários produtos químicos diferentes para esculpir as
camadas do transístor, permitindo alcançar níveis incríveis de miniaturização.
Tipos de processadores
- Intel 8086 (1978)
- Intel 8088 (1979)
- NEC V20 e V30 (1981)
- Intel 80186
- Intel 80286 (1982)
- Intel 386 (1988)
- Intel 486 (1991)
- Família Pentium (1993)
- AMD Athlon XP
- Intel Pentium 4
- AMD Athlon XP Intel Pentium 4 (Actualmente, para novos
computadores)
Fabricantes
- Os fabricantes de processadores são a Intel, Celeron, Core dual, Dual core e AMD
Aplicações
- Os processadores aplicam-se em : calculadoras, computadores, etc …Praticamente todos os objectos tecnológicos contêm um ou mais processadores
Ana Rita Machado nº3
Ana Sofia Macedo nº4
9ºC
1 comentário:
Satistaz.br
O trabalho contém erros!
Enviar um comentário