sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Escola Secundária Manuel de Arriaga

Usenet

Usenet é um meio de comunicação onde usuário aposta mensagens de texto. Ao contrário das mensagens de e-mail, que são transmitidas quase que directamente do remetente para o destinatário, os artigos postados nos newsgroups são retransmitidos através de uma extensa rede de servidores interligados.

Data/Horário
Miniatura
Dimensões
Utilizador
Comentário
Actual
18h41min de 2 de Agosto de 2007

370×340 (331 KB)
Bdesham
({{User:Bdesham/Information Description = A diagram of some Usenet servers and clients. The blue, green, and red dots on the servers represent which groups they carry. Arrows between servers indicate that the servers are sharing the articles from the g)







O surgimento da rede data de 1979 e a maioria dos computadores participantes naquela época se comunicava através de conexões discadas por um protocolo chamado de UUCP, mas com a popularização da Internet nas décadas de 80 e 90 o sistema passou a funcionar quase que completamente baseado no protocolo NNTP da família de protocolos TCP/IP. O programa chamado INN é hoje o servidor mais utilizado para conectar as máquinas que fazem parte da rede Usenet.

História da Internet
A Internet, surgiu por vias militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 60, quando dois blocos antagónicos politicamente, socialmente e economicamente exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa lideradas pela União Soviética e por Estados Unidos. Indispensável dizer que as duas super potências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque às suas bases militares pela URSS. Já na década de 70, a tensão entre URSS e EUA diminui. As duas potências entram definitivamente naquilo em que a história se encarregou de chamar de Coexistência Pacífica. Não havendo mais a iminência de um ataque imediato, o governo dos EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem, nas suas respectivas universidades, estudos na área de defesa pudessem também entrar na ARPANET. Com isso, a ARPANET começou a ter dificuldades em administrar todo este sistema, devido ao grande e crescente número de localidades universitárias contidas nela.




Trabalho realizado por:
* Bárbara Costa Bastos 9ºA nº20

Sem comentários: